Recentemente o resultado do concurso o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, que teve a CESPE/UNB como banca organizadora, gerou muita polêmica por apresentar em uma de suas listas de aprovação um candidato, cujo nome é, no mínino, estranho. O nome do candidato é Banco do Brasil, aparecendo com 54 pontos. Realmente, é muito esquisito. Ao explicar, a banca diz que o nome é esse mesmo. Mas como? Como acreditar nisso? Será que não houve falha na divulgação do resultado? São várias as dúvidas e perguntas que pairam sobre a cabeça do candidato. Isso porque todos os candidatos, ao adentrarem a sala de provas, necessariamente, passa por uma checagem ou identificação na lista ainda na porta de entrada.
A ocorrência tem gerado bastante polêmica e chacotas em torno do assunto, inclusive sendo objeto de cobranças para anulação do concurso.
E você caro, concurseiro, o que acha que pode ter acontecido?
Será que o concurso será anulado se o Ministério Público entrar no caso?
Em todo grande concurso como esse que teve altíssima concorrência (um milhão de inscritos), a probabilidade de anulação acaba aumentando, dado que é de abrangência nacional, podendo gerar sempre casos pontuais, como o ocorrido nesse concurso do INSS.
A banca soltou a seguinte nota para explicar o ocorrido:
O
Cebraspe informa que é de responsabilidade exclusiva do candidato
manter os dados atualizados em seu cadastro no site deste Centro e
preencher corretamente o formulário de inscrição no concurso.
Esclarece-se que, em caso de informações divergentes constantes no
comprovante de inscrição e no documento oficial apresentado no dia de
realização das provas, o candidato é submetido a um processo específico
de identificação, conforme as normativas de segurança estabelecidas por
este Centro para a realização dos certames.
O Cebraspe, por questões de segurança, só altera dados cadastrais dos candidatos mediante requerimento formal e análise detalhada das informações apresentadas.
O Cebraspe, por questões de segurança, só altera dados cadastrais dos candidatos mediante requerimento formal e análise detalhada das informações apresentadas.